Archive for abril, 2012

Concurso Desenho Digital 3D para Indústrias de Calçados.

05 abril de 2012, por GrupoSEA

O SENAI e seus parceiros tecnológicos entregaram o prêmio aos vencedores do concurso de melhor design de calçado desenvolvido no software Delcam Crispin Shoemaker em evento realizado no dia 29 de março na sede do SENAI Márcio Bagueira Leal, Franca-SP.  Durante a cerimônia a SEACAM, com o apoio da parceira inglesa Delcam Plc. e  americana 3D Systems, apresentaram ao mercado a versão Crispin SHOEMAKER 2012 e as mais recentes tecnologias de Impressão 3D e Prototipagem Rápida aplicada ao setor calçadista.

 

Projeto Desafio SHOEMAKER – Desenho Digital 3D para Indústrias de Calçados

Video – Concurso Crispin Shoemaker

 

Este evento é parte integrante do projeto DESAFIO SHOEMAKER – Desenho Digital 3D para Indústrias de Calçados, que vem sendo estruturado desde o ano passado sob a coordenação do Senai Márcio Bagueira Leal e seus parceiros,  com o objetivo de difundir e valorizar o processo de desenvolvimento de desenho 3D digital, através da plataforma CAD, na criação de coleções das indústrias do setor calçadista, capacitando designers, docentes do SENAI e técnicos das indústrias de calçados em software específico para criação de calçados, através de palestras, treinamento e workshops.

Foi ministrado palestra sobre a importância do desenho digital para o setor de desenvolvimento de calçados através do uso das tecnologias de CAD/CAM por Ian Ravenscroft, especialista no software Crispin SHOEMAKER e Pedro Leon, gerente da Negócios Internacionais da DELCAM, e sobre as novas tecnologias de Impressão 3D e Prototipagem Rápida aplicadas ao setor de calçados da 3D Systems/ ZPrinters® ministrada por Claudia Beraldo – Gerente de Produtos da Seacam.

Houve premiação aos melhores talentos onde foi oferecido um estágio internacional pela empresa Seacam e Delcam ao aluno (a) que apresentou a melhor ideia desenvolvida durante o Workshop e os 2ª e 3ª lugar tiveram como prêmio o direito de produzir protótipo em 3D colorido do trabalho apresentado no concurso com a tecnologia de impressão 3D – Zprinter®. Foram convidados para formar a banca de seleção dos projetos profissionais do setor de calçados como: Sandro de Castro Lopes – Designer do Grupo Sândalo, Tarcísio de Oliveira – Gerente Industrial Calçados Pipper, Milena de Toledo P. Pugliesi – Desenvolvimento do Grupo Amazonas e Talita Fidelis – Designer da Empresa de Calçados Feminino Orcade.

Segundo Sr. Fábio Sérgio Carrion, diretor da Escola SENAI Márcio Bagueira Leal: “Para enfrentar a alta competitividade mercadológica, é necessário que a empresa, através da criação do design, chegue à frente de seus concorrentes. Atualmente, na maioria das indústrias de calçados, para desenvolver a criação de calçado, utiliza-se o processo de desenho manual, em seguida aplicam-se as ferramentas de softwares de vetorização e de tratamento de imagens, sem haver uma interface com plataformas CAD. A aplicação deste projeto toma força por apresentar ações de rapidez no processo de criação de desenhos de calçados, pois permite que o Designer desenvolva as criações e os desenhos diretamente nas formas, com ilustrações de sombra, luz e profundidade e, consequentemente, por estar sobre uma forma, é possível que o Designer desenvolva a modelagem técnica dos moldes e, seguidamente, faça a prototipagem do calçado. Soluções como estas colocam micro e pequenas empresas em patamares de competividade semelhante às grandes na medida em que permite que o lançamento das coleções de calçados tenha o mesmo ´time` dos grandes concorrentes, pois o processo de desenvolvimento é reduzido e o uso dos recursos de pesquisas e desenvolvimento são otimizados aos recursos disponíveis”.

Sobre Delcam Crispin SHOEMAKER

SHOEMAKER é o único programa que integra o projeto 3D da forma, cabedal e solados, permitindo com isto que o calçado seja completamente projetado e visualizado em um único sistema. Isto é particularmente vantajoso para as empresas que fazem calçados esportivos e outros desenhos que incluem solados complexos.

Delcam CRISPIN é a maior fornecedora mundial de software CADCAM para a indústria de calçados e é o único fornecedor capaz de oferecer uma solução completa do design a manufatura da forma, cabedal e solados.

SHOEMAKER oferece uma interface muito fácil de aprender, tornando-o ideal para designers conceituais, cuja vocação e experiência artística sobrepoem a apenas um ensino da engenharia. Todos os ícones possuem imagens com caracteristicas do calçado, isto o torna um software muito intuitivo de usar. No entanto, SHOEMAKER tem todo o poder do sistema CAD da Delcam PowerShape em segundo plano, permitindo que os desafios de design mais complexos possam ser resolvidos com sucesso por usuários experientes.

O processo de design se torna mais rápido e mais fácil devido também ao uso de uma grande biblioteca de dados fornecidos com o software. Isto inclui ampla variedade de materiais de diferentes tipos e cores, além de acessórios, incluindo ilhos, fivelas e fechos. Os usuários podem adicionar seus materiais próprios e acessórios para as bibliotecas, e assim desenvolver um banco de dados dedicado para todos os designers da empresa para acessar.

Tendo o desenho completo dentro de um único modelo é particularmente benéfico quando se trata de escalar o desenho inicial em vários tamanhos a serem produzidos. Uma vez que todos os componentes estão contidos num único arquivo, escala de sapateiro, pode ser feito de uma única operação. Os resultados serão os mais agradáveis esteticamente possíveis, além de atender as exigências da proposta inicial de design. É muito mais difícil coincidir todos os elementos se a forma, cabedal e solado são escalados separadamente. Escalas mais consistentes também melhoram a precisão durante a montagem e, por conseguinte, a durabilidade do sapato.

A outra vantagem de se basear em PowerShape é que os projetos resultantes são produzidos em um formato padrão da indústria de modeladores de sólido e por isso pode ser passado facilmente para outros programas, por exemplo, para renderização de imagens em alta qualidade.  A maioria dos outros sistemas de design para calçados utilizam arquivos baseado no formato de triângulo, que podem ser mais difíceis de serem lidos em outros sistemas. Eles também podem ter problemas para representar superfícies complexas com precisão, gerando um modelo facetado. Obviamente que o SHOEMAKER é totalmente compatível com toda a gama software Delcam CRISPIN para a manufatura em 2D e 3D, incluindo os programas de custeio, corte de materiais, moldes, e especificação técnica.
SHOEMAKER é muito flexível na forma que o design e projeto são criados no software. Bem como a aplicação de ferramentas do próprio programa, uma tela de Wacom pode ser utilizada para rascunhar ´sketch´ do design dentro do sistema. Alternativamente, esboços manuais, imagens ou curvas do Adobe Illustrator podem ser lidas pelo software e rotuladas sobre a forma para criar a representação 3D. É também possível a transferência de um modelo de design de calçado em 3D sobre uma forma digital diferente.

Os desenhos resultantes podem ser utilizados tanto para produzir imagens muito realistas quanto para produzir dados de engenharia confiáveis. Não há necessidade de modificar conceitos do projeto para produzir informações para os fabricantes. Um único arquivo pode ser usado para um projeto completo, desde o design conceitual inicial até a produção em massa. Isso faz com que o gerenciamento de dados e planejamento do projeto seja muito mais simples, e isso permitirá introduzir mais rapidamente novas características do design com maior confiança, capturando no calçado final a intenção do designer.

Sobre Equipamentos de Impressão 3D – Zprinter e Prototipagem Rápida – Projet da 3D Systems

3D Systems é um fornecedor líder de soluções de impressão 3D, incluindo impressoras 3D, equipamentos de prototipagem rápida, materiais impressos e serviços personalizados de peças sob demanda, e peças para profissionais e consumidores. A empresa também oferece conteúdo de desenvolvimento criativo, ferramentas de produtividade de design e serviços de curadoria e downloads. Suas soluções habilmente integradas substituem, deslocam e complementam os métodos tradicionais, e reduzem o tempo e o custo de projetar novos produtos, imprimindo peças reais diretamente a partir de um dado digital. Essas soluções são usadas para projetar rapidamente, comunicar, protótipar e produzir peças funcionais, capacitando seus clientes a criar mais confiança.

No setor calçadista, a pressão é sempre intensa para que rapidamente e acessivelmente transforme a visão do comerciante e gosto do consumidor em um produto que funcione bem, sinta bem e ainda tenha ótima aparencia. O uso de impresssoras 3D ZPrinter® proporcionam exatamente isto para as empresas, comprimindo os ciclos de projeto, reduzindo os custos e ajudando a produzir melhores produtos para os clientes. É possível fazer rapidamente inúmeras  interações e variações a partir de software de CAD como Crispin SHOEMAKER e imprimi-las em questão de minutos ou horas em modelos 3D colorido, onde designers e gerentes de marketing podem realmente ter certeza do produto que estão esperando e que seus consumidores estão exigindo.

O desafio para ter uma comunicação clara entre designers e fabricantes é crucial durante o processo de design, porque o consenso em um projeto é fundamental antes de investir em equipamentos caros. Além disso, reduzir o tempo de ciclo de projeto é fundamental para obter novos conceitos para o mercado à frente da concorrência. O método tradicional de modelagem em Clay ou usinagem em madeira é frequentemente caro, demorado e impreciso. A impressora 3D – ZPrinter® possibilita comunicar mais rapidamente o design e acelerar o processo de fabricação. ZPrinters® são capazes de produzir protótipos visuais de qualquer complexidade de forma rápida e a preços bastante acessíveis diretamente a partir de dados digitais. Empresas calçadistas imprimem desenhos complexos para revisão e comunicam com os fornecedores, permite comunicar em todos os continentes através do envio de arquivos eletronicamente, onde a impressão possa ser feito localmente em diferentes de plantas locais. ZPrinters produzem também protótipos funcionais, que podem ser utilizados para criar moldes RTV (vulcanização à temperatura ambiente) silicones forma rápida e barata, os moldes podem então ser utilizados para criar protótipos com o aspecto e sensação do produto acabado. Zprinters tem uma capacidade única de criar peças coloridas de forma rápida e barata, resultando em uma comunicação mais completa de intenção de projeto e feedback mais construtiva.

Sobre ProJet™ Série 3000 3D Sistema Professional

Outra alternativa disponível no portfólio da 3D Systems são as impressoras Projet™ Série 3000 que imprimem peças plásticas, com acabamento de superfície incomparável, detalhes de extrema qualidade e excepcional precisão conferindo à peça durabilidade e alta qualidade.

Além de auxiliar durante o processo de design, também permite comunicação mais eficiente entre as diferentes áreas de marketing, design, engenharia e consumidor, oferecendo informações para a tomada de decisão, encurtando o ciclo do design, proporcionando que os produtos estejam mais rapidamente no mercado e de forma assertiva. Este processo reduz significativamente tempo e poupa dinheiro.

Sobre Seacam e Homecam

A Seacam é uma empresa líder no fornecimento de avançadas tecnologias para auxiliar em todo o desenvolvimento do produto, da concepção a manufatura e inspeção da ferramenta. Fundada em 1993, além de oferecer aos seus clientes serviços de atendimento de alta qualidade, comercializa tecnologias de renomadas marcas como Delcam, 3D Systems, Nikon Metrology e Aberlink. Com mais de 1200 clientes, um dos mercados de destaque é o setor de calçados, onde seus produtos e serviços estão presentes nas várias etapas da cadeia produtiva e em empresas de diversos portes como Grendene, Calçados Azeléia, Alpargatas, Vulcabras, Dakota, Aniger, Arezzo, Paqueta, Macboot, Viposa, Mould, Moldtec, Alfredo Maus, Engemolde, Metalurgica Daniel, Quality Cliches, 4 unidades do Senai do estado de São Paulo, entre muitos outros. A Empresa está presente nas principais regiões de grande importância industrial, através de revendas capacitadas tecnicamente e comercialmente para atender aos seus clientes localmente com o mesmo padrão oferecido pela Seacam. Atualmente existem treis parceiros especializados no setor calçadista: Homecam, responsável pelo estado de São Paulo e Minas, a 4DS e a McGnity para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Alexandre Magdalon – Diretor de Vendas e Marketing da Seacam comenta que: “atuamos no mercado calçadista há mais de 10 anos e notamos que a indústria deste setor aprendeu, com as diversas crises, que não basta lamentar e ficar reclamando, temos muitos clientes que levantaram a cabeça e buscaram inovar a forma de desenvolver e produzir os seus produtos. Hoje estão colhendo os frutos desta iniciativa. Estas novas ferramentas de desenvolvimento, onde todos os trabalhos são desenvolvidos a partir de um único banco de dados com informações digitais de design e projeto em 3D e 2D, custos, e informações para manufatura; aliado a facilidade de rapidamente produzir os protótipos coloridos muito semelhantes ao calçado final para pesquisa de mercado e tomada de decisões de produto, o que muda completamente a dinâmica de competitividade das empresas. A nossa parceria com Senai tem como grande missão desenvolver esta cultura, ajudar as empresas a serem mais competitivas e acelerar o processo de capacitação para absorção de tecnologia”.