Design de calçados, Impressora 3D, Impressão 3D, 3D Systems, Zprinter, Projet x60, Projet 3500, Delcam Crispin, Solados, cabedal, Desenvolvimento de Calçados, Shoemaker, Objet, Stratasys
Como parte integrante do projeto da 4ª Semana SENAI MIX DESIGN, a SEACAM com o apoio da Delcam e o SENAI, organizaram 3 eventos que ocorrem no dia 31 de Julho: Palestra sobre Impressão 3D no desenvolvimento de calçados -Alexandre Magdalon, diretor comercial da SEACAM; Apresentação do software 3D Delcam CRISPIN Shoemaker PRO para criação de calçados – Sara de Castro Mardegan – gerente de suporte técnico da SEACAM; Premiação do 2º Desafio Shoemaker – Walter Vicente Ferreira – coordenador de design da Escola SENAI de Franca.

Foram avaliados mais de 30 trabalhos criados pelos alunos dos cursos técnico em Calçados e técnico em Design de Calçados do Senai utilizando o software de design conceitual – Delcam CRISPIN ShoeMaker Pro e durante o evento 4º SENAIMIXDESIGN no SENAI Marcio Bagueira Leal em Franca, um dos principais eventos do setor de calçados no estado de São Paulo, foi entregue os prêmios aos 3 melhores colocados. O competição teve como briefing:” Estruturas Urbanas: História e modernidade constroem a identidade do cenário metropolitano brasileiro. As referências inspiracionais são as grandes metrópoles brasileiras e elementos estruturais presentes no conjunto urbano que ressaltam os contrastes históricos e sociais. O calçado deve ter apelo comercial, ser tecnicamente viável e carregar elementos inspiracionais referentes ao cenário nacional”. Os critérios de avaliação foram: design diferenciado; coerência com o briefing; viabilidade técnica e harmonia das linhas e das formas.

Entre os escolhidos ficou  em 1º lugar: Clara Carolina de Oliveira, 2ª lugar: Tamara Maria do Prado Lacerda e 3º lugar: Ana Maria da Purificação Ferreira.

O júri foi composto por Juliana Gléria Carneiro, Lígia Cristina Villa e Thiago de Melo Rosa – profissionais de criação e premiados nos concursos Francal Top de Estilismo e Amazonas Moda e Design. O vencedor do 2º Desafio Shoemaker recebeu como prêmio um estágio internacional de 40 horas na sede da empresa Delcam em Birmingham – Inglaterra, acompanhado por um docente do SENAI. Os classificados em 2º e 3º lugar receberam a impressão colorida em 3D de seus projetos respectivamente.

Bem como reconhecer as realizações dos alunos, o evento foi destinado a incentivar a indústria de calçados para uso local do CAD e Impressoras 3D para desenvolver seus novos estilos. O SENAI ofereceu uma série de palestras, workshops e sessões de formação que permitiram aos designers, professores e técnicos criarem calçado usando métodos de design digital 3D.

Segundo o Sr. Fábio Sérgio Carrion – Diretor do SENAI:

”Para enfrentar a alta competitividade mercadológica, é necessário que a empresa, através da criação do design, chegue à frente de seus concorrentes. Atualmente, na maioria das indústrias de calçados, os desenhos ainda são produzido manualmente e em seguida, os dados são vetorizados em software 2D para produção de imagens em 2D, sem nenhum interface com CAD 3D “.

“O objetivo principal deste projeto é apoiar e desafiar a indústria de calçados local, apresentando ferramentas e sugerindo ações para agilizar a criação de novos designs. Estas ferramentas garantem que novos projetos sejam desenvolvidos sobre a forma do calçado – absolutamente essencial para uma boa qualidade do calçado – bem como permitindo que os designers possam produzir imagens 3D foto-realísticos e impressão 3D do protótipo.”

 “Uma vez que o design tenha sido aprovado por marketing, designers podem então produzir a correspondente informação de engenharia dos vários componentes do cabedal do calçado para produção do ferramental. Soluções como estas colocam micro e pequenos fabricantes de calçados em patamares de competitividade semelhante às grandes empresas, pois conseguem lançar suas novas coleções no mercado a prazos e custos competitivos”.

Durante o evento, Sara de Castro Mardegan, demonstrou como o software CAD 3D Delcam CRISPIN Shoe Maker Pro, através de um conjunto de ferramentas intuitivas, permite que o usuário produza com facilidade, modelo digital em 3D realístico. Sara mostrará como o software pode reduzir o tempo e o custo do protótipo, permitindo ao usuário modelar o cabedal e o soladoem um único ambiente digital, e produzir modelo digital realístico para ajudar aos profissionais a aprovarem os projetos mais rapidamente; e Alexandre Magdalon em sua Palestra sobre Impressão 3D no desenvolvimento de calçados, procurou desmitificar alguns mitos dos setor, enfocar os reais benefícios que elas podem trazer nas varias etapas do desenvolvimento e apresentou as principais tecnologias de impressão 3D da 3D Systems.

 
1º Lugar - Clara C. Oliveira

2º Lugar: Tamara M.P. Lacerda

 
                                                                              
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   1º lugar: Clara C.de Oliveira                             2º lugar: Tamara M.P. Lacerda 

                                                                                                 

3º - Ana M.P. Ferreira

                                                                                                  3º lugar: Ana M.P. Ferreira

Data



Endereço do Evento

 
 
  • Delcam
  • zcorp
  • aberlink
  • nikonmetrology
  • hexagonmetrology